terça-feira, 26 de outubro de 2010

Planodeaula

Dados da Aula

Competências:
-Conhecer o conceito de guerra e conflitos no mundo bem como a localização destes no mapa-múndi.
Habilidades:
Ler e interpretar as imagens e a música contextualizando com assunto;
Desenvolver a oralidade organizando as ideias de acordo com o exposto pelos colegas de classe e professor;
Entender o contexto das guerras para fazer um debate na sala de aula;
Duração das atividades
2 horas aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Noções sobre Primeira e Segunda Guerra Mundial, Capitalismo, Guerra Fria e localização de continentes.
Estratégias e recursos da aula:
Aula expositiva  pelo professor ;
Debate feito pelos alunos  orientado pelo professor;
Usar o data show para apresentar as imagens e a música
 Observar imagens e ouvir a música que esteja contextualizada com o tema em estudo e depois fazer interpretação oral e escrita
Impacto da guerra sobre a sociedade

http://seguinte.files.wordpress.com/2009/05/hitlerplatformnewurlcr50tl.jpg
Promover uma discussão em sala de aula sobre a música “Canção do Senhor da Guerra – Legião Urbana” que tratará do assunto de forma lúdica. Esta atividade terá como sugestão, as perguntas abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=qSoB8T3n9qQ&feature=PlayList&p=F6675B8269D43E7D&playnext=1&playnext_from=PL&index=65
LETRA DA MÚSICA
A Canção Do  Senhor Da Guerra
Legião Urbana
Composição: Renato Russo
Existe alguém
Esperando por você
Que vai comprar
A sua juventude
E convencê-lo a vencer...
Mais uma guerra sem razão
J á são tantas as crianças
Com armas na mão
Mas explicam novamente
Que a guerra gera empregos
Aumenta a produção...
Uma guerra sempre avança
A tecnologia
Mesmo sendo guerra santa
Quente, morna ou fria
Pra que exportar comida?
Se as armas dão mais lucros
Na  exportação...
Existe alguém
Que está contando com você
Pra lutar em seu lugar
Já que nessa guerra
Não é ele quem vai morrer...
E quando longe de casa
Ferido e com frio
O inimigo você espera
Ele estará com outros velhos
Inventando
Novos jogos de guerra...
Que belíssimas cenas
De destruição
Não teremos mais problemas
Com a superpopulação...
Veja que uniforme lindo
Fizemos  pra você
Lembre-se sempre
Que Deus está
Do lado de quem vai vencer...
Existe alguém
Que está contando com você
Pra lutar em seu lugar
Já que nessa guerra
Não é ele quem vai morrer...
E quando longe de casa
Ferido e com frio
O inimigo você espera
Ele estará com outros velhos
Inventando
Novos jogos de guerra...
Que belíssimas cenas
De destruição
Não teremos mais problemas
Com a superpopulação...
Veja que uniforme lindo
Fizemos  pra você
Lembre-se sempre
Que Deus está
Do lado de quem vai vencer...
O senhor da guerra
Não gosta de crianças..


PERGUNTAS SOBRE A MÚSICA:
a) O que a letra da música quis dizer quando afirma que: “Existe alguém esperando por você que vai comprar sua juventude e convencê-lo a vencer”? Quem é este ALGUÉM? Convencer você a vencer o quê?
b) Sobre a expressão: “Já são tantas as crianças com armas na mão” é uma realidade de qual lugar no mundo? Isso realmente existe?
c) A guerra gera empregos? Quem patrocina ou ganha dinheiro com a guerra no mundo?
d) No final da música o autor afirma a seguinte frase:  “ o senhor da guerra não gosta de crianças” O que isso quer dizer ? Qual a relação entre crianças e a vontade de um governante em fazer guerra?
Após a conclusão do exercício o professor deve dividir a sala em dois grandes grupos promovendo um debate sobre a guerra ao longo da história. Vale ressaltar que a sala será separada em dois grandes grupos que defenderão as conseqüências positivas e negativas de uma guerra para uma determinada nação.
Recursos Complementares
http://www.newstin.com.br/br/conflitos-atuais
Avaliação
A avaliação será realizada de forma progressiva, ou seja, o professor irá obter os resultados a cada atividade sugerida, portanto, as atividades propostas nas aulas buscam constantemente estimular os estudantes a questionar, a participar oralmente, a desenvolver a habilidade de consulta a sites de busca, bem como também apresentar seu ponto de vista, imprimindo assim, uma visão crítica de forma inteligente e empolgante.
    Paula Tabosa do Nascimento.
    Maria Antonia Santos da Rocha.
Este plano deve ser executado usando as tecnologias mencionadas no curso, e fazendo isso o professor encontrará novas maneiras de ensinar, dando oportunidade aos alunos buscarem outras informações , que lhes possibilitem encontrar novos link que vão leva-los  a outros caminhos para seu conhecimento. De acordo com a evolução tecnológica, as propostas de trabalho vão ficando cada vez mais fácil. Isso se cada profissional  estiver apto a assumir uma responsabilidade de aprender para ensinar

domingo, 24 de outubro de 2010

Um Pastor Esperto

Plano de Aula

Escola : Instituto Odilon Pratagi
Data/(duração) : 04 aulas
Prof.º Antonio Sandro, Amarildo e Marcos
Disciplina: Matemática

Conteúdo: 

-Áreas e perímetros de quadrados e retângulos

Objetivos:

- Possibilitar que o aluno tenha uma compreensão mais apurada dos conceitos de área e perímetro de quadrados e retângulos.

Proposta de atividades:

Leitura: Saber reconhecer e diferenciar o quadrado do retângulo bem como suas áreas e seus perímetros.

Escrita:- Resolver situações-problema em que utilize os conhecimentos de área e perímetro de quadrados e retângulos.
    - Solucionar situações com cálculo de áreas e perímetros.

Avaliação:

A avaliação será realizada no transcorrer dos questionamentos apresentados, primeiramente observando a formação de conceitos pelos alunos, analisando seus questionamentos e intervenções, procurando, por meio do diálogo, perceber se houve assimilação dos conteúdos propostos. Pela leitura das produções dos alunos, o professor avaliará sugerindo as mudanças e adequações necessárias, estimulando as leituras e quando necessário, o feedback dos conteúdos.
Estratégias e recursos da aula
Momento 01: Laboratório de Informática
Inicie a aula, no laboratório de informática. propondo que os alunos realizem as atividades das aulas, Perímetro, disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=133 e Figuras com o mesmo perímetro têm a mesma área? Figuras com a mesma área têm o mesmo perímetro?, disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=139. Nestas atividades os alunos poderão retomar a construção do conceito de perímetro e área a patir de atividades realizadas utilizando um geoplano virtual.
 Momento 02: Sala de Aula
Solicite aos alunos que, em duplas, realizem em sala de aula as atividades propostas no seguinte recurso:
As atividades propostas neste recurso, possibilitam o desenvolvimento da a compreensão mais apurada dos conceitos de área e perímetro de quadrados e retângulos.
O uso de palitos de fósforo poderá auxiliar na resolução das seguintes situações problemas apresentadas:
  • a construção, utilizando os palitos, de dois retângulos com 8 unidades de perímetro;
  • a construção de dois polígonos diferentes com 10 unidades de perímetro cada um;
  • a construção de dois polígonos com 6 unidades quadradas de área, determinando o perímetro de cada um?
  • a construção de duas figuras com perímetros diferentes e mesma área;
  • a construção de duas figuras com áreas diferentes e mesmo perímetro e a
  • construção de uma figura com perímetro maior e área menor em relação à outra.
Recursos Complementares
Aula: Perímetro - disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=133%20
Aula: Figuras com o mesmo perímetro têm a mesma área? Figuras com a mesma área têm o mesmo perímetro? - disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=139

Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=2098

Laços entre áreas e perímetros: um pastor de ovelhas muito esperto

25.06.2009

Autor e Co-autor(es)

Co-autor(es): Eziquiel Menta

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Drogas e as Conseqüências do consumo para o ser Humano.

EscolaInstitutoOdilonPratagi
Atividade 3 módulo 3

Plano de Aula
Assunto: Drogas e as Conseqüências do consumo para o ser Humano.
Série: 8º ano “A” 39 alunos. Turno Matutino

Objetivo Atividade de leitura Atividade de escrita Recurso Parametrização Avaliaçao Resultado esperado
 Reconhecer as conseqüências sociais, familiares e físicos psicológico do uso das drogas.
 Promover a capacidade de expressão oral e de argumentação, possibilitando o aumento de concentração.
 Desenvolver a capacidade de relacionamento interpessoal e de trabalhar em grupo  1-Dinâmica relâmpago com a palavra droga
 3-Sondagem com os alunos sobre o conhecimento prévio sobre drogas e suas conseqüências.
 4-Formação de grupo com 4 componente para pesquisar no laboratório de informática para ampliar os conhecimento sobre o assunto.
 6-Assistir o vídeo “A Fuga do moinho”  2-registro da dinâmica na lousa.
 5 apresentar em sala de aula os registros das equipes de trabalho.
 6-Convidar para palestrar coordenador da Policia Federal e Pastoral da sobriedade, para conhecer a realidade do nosso município (trafego recuperação).
 7-Elaborar uma reportagem ou um vídeo do assunto em pauta(relembrar os passos para criar uma reportagem e vídeo).
 8- Exposição do material para os demais alunos do turno.  Laboratório de informática.
 Vídeo.
 Revista, jornais.
 Câmara fotográfica  Os registros das equipes. (0,25)
 Elaborar uma reportagem ou um vídeo do assunto de trabalho. (0,5)
 Exposição do material para os demais alunos do turno. (0,25)
 A avaliação se dará através de registros e apresentação dos alunos do mesmo turno, e laboração e apresentação das reportagens ou vídeos em sala.  Ao final da aula espera-seque, após os estudos, pesquisas, palestras, produções e apresentações de materiais, o educando possa ser consciente e compreender os danos, físicos e sociais que o uso das drogas causam ao ser humano e possa ter consciência que existem alternativas socioeducativas que os próprios educando podem e dever conhecer para buscar.
Legenda: Na atividade proposta seguir a numeração para desenvolvimento.
Endereço e-mail: ¬http://portaldoprofessor.mecgov.br/jornalvideoshtml?iediçao47¬
Componentes: Leda Santiago, Zuila Mansour e Raifran Borges.

Aula "Desmatamento da Amazônia"

Roteiro de aula
I-Dados de identificação:
Profª. Alda Pacheco
Observadoras: Ana Pacífico e Adima Jaruri
Série/Ano 8ª série 9º ano
Escola: Instituto Odilon Pratagi
Componente Curricular: Língua Portuguesa
Tema Transversal: Meio ambiente
Duração: 3 h/a
II-Objetivos:
. Tornar-se sensíveis ao desmatamento da Amazônia;
. Emitir sua opinião sobre o desmatamento da Amazônia, causas e consequências;
. Ter atitude positiva com relação às questões ambiental;
. Produzir texto escrito (expositivo) expondo ponto de vista sobre a temática em estudo.
III-Procedimento Didático
Primeiro momento - Fundamentação I
Assistir ao vídeo “Desmatamento da Amazônia” (WWW.youtube.com/watch?v=w96xbcMKxWU&feature=related)
Segundo momento - Conhecimentos prévios:
. Além dos conhecimentos prévios apontados anteriormente dividir o quadro de giz em duas colunas e solicitar aos alunos que cite as principais causas e conseqüências do desmatamento.
Terceiro momento - Fundamentação II (Leitura)
. Distribuir os textos impressos “Aquecimento global” e “Consequências do aquecimento global” (http://suapesquisa.com/geografia/aquecimento_global.htm) realizar a leitura silenciosa e oral e na sequência enriquecer as colunas das causas e conseqüências do aquecimento global.
IV- Quarto momento - Proposta de Atividade (Escrita)
. A partir do vídeo assistido (Desmatamento da Amazônia) e dos textos de fundamentação “Aquecimento global” e “Consequências do aquecimento global” produza (individual) um texto dissertativo expositivo sobre o tema:
Todos os dias acompanhamos na televisão, nos jornais e revistas as catástrofes climáticas e as mudanças que estão ocorrendo, rapidamente, no clima mundial.
V - Avaliação: Produção satisfatória do texto atendendo as características do gênero e grau de informação.
VI- Avaliação II- Caso a produção não seja satisfatória, será feita as observações e orientações necessárias e solicitado a reescritura do texto objetivando um resultado satisfatório de todos os alunos.

Maria Alda Soares Pacheco
Ana Maria Pacifico Cruz
Adima Jafuri Maia

A produção agricola x Fome

Plano de aula
Escola Instituto Odilon Pratagi
Disciplina Geografia
Série: 6º ano
Professoras: Edilene Braga
Elissandra Menezes


I- Conteúdo
- A produção Agrícola



II- Objetivos
- Compreender a relação existente entre a produção agrícola e a atividade industrial;
- Diferenciar a produção agrícola familiar da agricultura comercial mecanizada;
- Identificar programas governamentais de combate à fome;
- Informar sobre a realidade da fome no mundo.



III- Procedimentos de leitura e escrita
- Observar e desenhar o esquema da cadeia agroindustrial, para assim compreender melhor o processo;
- Exploração das figuras comparando os diferentes usos da terra;
- Leitura compartilhada do capítulo e explicação do trecho lido;
- Apresentar aos alunos DVD, com imagens que representam as graves conseqüências da fome no mundo;
- Fazer um breve debate sobre as causas da fome no mundo;
- Pesquisa na internet, revistas e jornais, sobre o programa fome Zero do governo federal, destacando se o programa conseguiu alcançar seus objetivos;
- Resolução da atividade proposta pelo professor;

IV- Avaliação
- Ocorrerá durante todo o processo de ensino e aprendizagem, através da participação, debate, pesquisa e resolução da atividade.

V- Recursos
- Livro didático
- quadro-negro
- Giz
- Mapas
- Tv
- Dvd
- jornais

- Revista
- Internet

terça-feira, 19 de outubro de 2010

mariusa-dalva-editeativ2unid2projetoeducativo

Nós fizemos um projeto educativo sobre conservaçao de alimentos baseado em um trabalho do professor, mas adaptamos conforme nossa realidade e nossos alunos. Acrescentamos algumas fotos para melhor entendimento.

Plano de Aula - Dom Quixote de La Mancha

Plano  de Aula

Escola: Instituto Odilon Pratagi
Professoras:   Iolanda Bartha Pinheiro
                         Marenita Bastos Canizo Dantas
Componente   Curricular:  Língua Portuguesa
Ano: 7                Turmas:  A B C D     Data:   14-04-2010
Assuntos:  Leitura  e  Interpretação do texo: ´´Aqui apresentamos Dom         Quixote de La Mancha”. ( Livro- Projeto Araribá-página- 86 a 94).
Objetivos:     * Aprimorar a leitura silenciosa e oral, exercitando-as  a partir  das orientações sobre entonação,  dando ênfase as personagens do texto   narrativo em  estudo;
                         * Ler e interpretar adequadamente o texto em estudo, observando as palvras desconhecidas;
                 * Indentificar as caracteristica das personagens Sancho Pancha e Dom Quesada ou Quixano;
                 * Fazer relação das caracteristicas das personagens com as dos alunos;
*Conhecer personagens  da Cavalaria andante;
Proposta de atividade:
Leitura: Interpretar o texto seguindo as sugestões do livro didático nas     páginas 89 a 94;
                         Leitura de trechos do romance “Os três mosqueteiros”.
       Escrita: Atividade oral e escrita do texto;
                         Usar o dicionário para pesquisar significado de palavras desconhecidas.

Revalidação :  Visita no “Portal do professor”  com os alunos para que eles se situem melhor no tempo e no espaço sobre essa belíssima obra Dom Quixote de la Mancha  de Miguel de Cervante      Portal do Professor