terça-feira, 14 de setembro de 2010

Experiência Digital


Experiência Digital

A Feira do Empreendedor tem como meta principal atender os princípios que fundamentam o trabalho da EJA que são: propiciar ao educando a construção da autonomia moral e intelectual, a transformação da realidade individual e coletiva, acesso ao conhecimento sistematizado pelas ciências, como construção plena da cidadania, o respeito com as diferenças e o trabalho cooperativo.
         A atividade realizada tinha como um dos objetivos, a princípio, atender uma das exigências da disciplina FMT II, destacando os quatro pilares que são bases da educação ao longo de toda a vida do aluno, aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser.
·        Propiciar ao educando desenvolvimento constante de aptidões para a vida produtiva, em sintonia com as novas demandas do mercado de trabalho;
·        Possibilitar ao educando a continuidade de construção do conhecimento a respeito do trabalho, e de sua própria identidade como cidadão brasileiro trabalhador, de modo que verifiquem as inúmeras possibilidades do mundo do trabalho e possam, se aprimorar ou transformar o seu contexto profissional;
·        Intercalar uma aprendizagem voltada para sua realidade a partir da construção individual e coletiva, analisando singularmente as necessidades, expectativas e condições de vida e trabalho dos Jovens e Adultos.
        Os alunos do Módulo III –EJA- Fundamental, realizaram pesquisas juntamente com os professores da turma e encontraram as informações e dicas necessárias para o desenvolvimento e concretização dos objetivos propostos, a partir daí foram colocados em práticas os projetos individuais e a exposição deste no dia 23 de junho de 2010.
        O resultado final desta atividade, foi com certeza um êxito muito grande para a escola e principalmente para os alunos da mesma, pois adquiriram conhecimento e tiveram oportunidades de manterem contatos com os mais diferentes tipos de mercado, além da conscientização no tocante à reciclagem e tratamento adequado com o lixo doméstico.
Paula Tabosa
Maria Antonia Rocha
Justina Uchoa
Elissandra Menezes.
 

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Projeto de Ciências

              O projeto de ciências referente ao centenário de Brasiléia foi realizado no primeiro semestre do ano em curso com o nono ano A da escola instituto Odilon pratagi e tinha como principal objetivo identificar as principais construções da década de 2010 e enumerar a sua importância na vida das pessoas que aqui vivem e usufrui dos beneficios produzidos por essas construções.
              O projeto foi desenvolvido numa sala em que os alunos são considerados muito responsáveis com aquilo que fazem e, a princípio a cidade foi dividida em cinco regiões para que os alunos , em grupos, fossem a essas localidades para fazer a identificação das construções feitas na última década. De posse dassas informações, cada aluno ficou encarregado de pesquisar uma dada construção para aplicar um questionário feito em sala de aula com o representante da instituição na cidade. Uma vez aplicado o questionário(entrevista) o aluno produziu um histórico daquela construção que foi exposta junto com a sua respectiva foto na X feira cultural da escola IOP.
Marcos Antonio - Professor de Ciências.
Leda Santiago - Coordenadora Pedagógica
Visite também o blog: http://marcosantoniobiologo.blogspot.com/
,